Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CAMADA DE OZÔNIO MONITORADA DIARIAMENTE


Cientistas da NASA anunciaram que o satélite de monitoramento ambiental Aura começou a fornecer medições diárias dos níveis da camada de ozônio e de vários outros poluentes que afetam a qualidade do ar.

Pela primeira vez será possível aos cientistas monitorar a geração e o transporte de poluição em nível global. As medições do satélite Aura poderão dar novas pistas sobre como as mudanças climáticas influenciam a recuperação da camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas do Sol.

Lançado em 15 de Julho de 2.004, o Aura é o terceiro de um conjunto de satélites da NASA que compõem o projeto Sistema de Observação da Terra. Os outros dois são o Terra, que monitora o solo, e o Acqua, que monitora o ciclo da água no planeta.

Os instrumentos do Aura estudam a química da troposfera e irão permitir o monitoramento de vários poluentes em tempo real e continuamente. A complexidade do transporte da poluição torna difícil quantificar quanto as indústrias e os automóveis contribuem para piorar a qualidade do ar.

Além disso, a presença da camada de ozônio na estratosfera, logo abaixo do satélite, torna difícil a observação do ozônio troposférico. Um novo equipamento a bordo do Aura, chamado Espectrômetro de Emissão Troposférica, utiliza uma tecnologia inovadora para ver através da camada de ozônio estratosférica e medir o ozônio troposférico.

Nenhum comentário: