Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ESTADO QUE MAIS DESMATOU : SC



A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aproveitaram o dia da Mata Atlântica, ontem (27/05), para divulgar novos dados do atlas sobre a mata. Santa Catarina, além de ser o Estado que mais desmatou, tem três líderes em perda de cobertura vegetal por municípios: Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília.

Em Mafra, no Vale do Itajaí, desmatou-se 1,7 mil hectares; em Itaiópolis, no Planalto Norte, foram 1,1 mil; em Santa Cecília, no Meio- Oeste, foram mil hectares (cada hectare tem 10 mil metros quadrados).

Com 45,5 mil hectares de Mata Atlântica perdidos entre 2000 e 2005, SC foi o Estado que mais desmatou no período. Além disso, foi um dos que contrariou a tendência nacional de diminuição no desmatamento.

Mapeamento terá dados mais precisos, diz Fatma

No Brasil todo, desmatou-se 69% a menos de mata no intervalo entre 2000 e 2005 do que entre 1995 e 2000. Mas em SC desmatou-se 7% a mais. O único estado com aumento percentual maior é Goiás, com 20%, mas lá essa diferença corresponde a 671 hectares, pouco mais de um terço da área perdida só em Mafra.

A diretora de Gestão do Conhecimento do SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, considera “crítica” a questão em Santa Catarina.

Ela diz que é possível identificar a maior ameaça sobre a área que compreende o Centro-Norte de SC e o Centro-Sul do Paraná. É nessa região que estão as cidades catarinenses no alto da lista dos municípios mais ameaçados e também as paranaenses Coronel Domingos Soares e Bituruna, que ocupam, respectivamente, o quinto e o sétimo lugares.

A bióloga Ana Cimardi, coordenadora do Programa de Proteção da Mata Atlântica da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), diz que os números são esclarecedores e importantes, mas é preciso esperar o mapeamento atualizado de cobertura vegetal de Santa Catarina, a ser lançado pelo governo do Estado no segundo semestre, a fim de obter dados mais recentes e precisos.

Apesar do desmatamento, SC ainda tem 2,28 milhões de hectares de remanescentes florestais. É o terceiro melhor desempenho no país, atrás apenas de Minas Gerais e de São Paulo.

Fique por dentro

A Mata Atlântica abrange 61% dos municípios brasileiros, onde vivem 120 milhões de pessoas.

Ela tem:
20 mil espécies vegetais
1.020 espécies de aves
350 espécies de peixes
340 espécies de anfíbios
261 espécies de mamíferos
197 espécies de répteis
70 povos indígenas
370 comunidades quilombolas

Fonte: SOS Mata Atlântica

Nenhum comentário: