Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"LISTA VERMELHA" DA AMAZÔNIA


Espécies Ameaçadas : 'Lista vermelha' de animais em extinção tem 29 primatas amazônicos
(Délcio Rocha)

Os primatas são os animais amazônicos em pior situação na “lista vermelha” divulgada esta semana pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).



A conclusão é do analista de biodiversidade da ONG Conservação Internacional Adriano Paglia. “Na lista aparecem 17 novos primatas que não constavam antes”, alerta o pesquisador. Ao todo, a Amazônia tem citadas 29 espécies e subespécies de primatas , em três diferentes níveis de ameaça de extinção.

Duas delas estão “criticamente ameaçados”, segundo a IUCN: o macaco-prego (Cebus kaapori) e o cuxiú-preto (Chiropotes satanas) . Eles estão ao lado de outros 186 mamíferos na pior categoria antes da de "extinto".

Paglia explica que ambos os macacos vivem na região da Reserva Biológica do Gurupi, no oeste do Maranhão, que há anos sofre com desmatamento. Ele destaca que, caso nada seja feito no sentido de conservar seu habitat e coibir a caça, os animais “criticamente ameaçados” devem desparecer definitivamente.

A entrada de 17 novas variedades de primatas amazônicos na “lista vermelha” deve-se principalmente à catalogação de novas espécies, explica Paglia. “Isso acontece porque há pouca pesquisa científica. É provável que haja muitas outras espécies que ainda não foram catalogadas”.

A “lista vermelha” da IUCN, a mais ampla do tipo feita até hoje e de cuja elaboração participaram 1.700 pesquisadores, aponta que as populações de metade das 5.487 espécies de mamífero do mundo encontram-se em declínio. Das 4.651 variedades sobre as quais os cientistas possuem dados, 1.139 foram consideradas ameaçadas de extinção. Ao menos 76 mamíferos já teriam sido extintos na Terra desde 1500.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como é legal saber que tem pessoas que amam a natureza, apesar de estar sendo destruida pela ganancia.
Parabéns!

Poderia recomendar meu blog?
Ele é:
www.amocienias.blog.com.br