Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MEMÓRIA DOS CHIMPANZÉS JOVENS


Comportamento animal : Jovens chimpanzés têm melhor memória que humanos adultos, diz estudo
(Délcio Rocha}

Os chimpanzés de cinco anos têm melhor memória fotográfica que os estudantes universitários, revelou hoje um estudo da revista "Current Biology" que poderia acabar com a idéia da superioridade humana em todas as funções cognitivas.

O estudo, realizado por uma equipe de pesquisa sobre primatas da Universidade de Kioto (Japão), pode evidenciar que durante anos foi subestimada a capacidade intelectual dos antepassados mais próximos à raça humana.


"Aqui mostramos pela primeira vez que os jovens chimpanzés têm uma extraordinária capacidade para trabalhar com a memória numérica, melhor que a da de humanos adultos que foram submetidos aos mesmos testes", disse o autor do estudo, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kioto.


A equipe de cientistas da universidade fez uma série de testes em três grupos de chimpanzés - compostos por mães e filhotes de cinco anos - que competiam com estudantes universitários na realização de exercícios de memória numérica.


Todos os chimpanzés, mães e filhos, aprenderam previamente a contar de um a nove.


O experimento consistia em mostrar aos diferentes atores da pesquisa vários números de um a nove em uma tela. Posteriormente, os números foram substituídos por uma casinha em branco e os participantes da prova tiveram de marcar por meio de uma tela sensível ao toque qual número aparecia, e em qual ordem.


Os chimpanzés jovens conseguiram memorizar a maioria dos números, independentemente do tempo que estes apareciam na tela, que era menor à medida que avançava a prova.


No entanto, segundo os cientistas, no caso dos estudantes universitários os resultados foram piores quanto menor era o período de tempo que o número aparecia na tela.


Segundo Matsuzawa, no caso dos chimpanzés ocorre algo parecido com a chamada "memória fotográfica", capacidade que algumas crianças possuem e que tende a piorar com a idade.


Os resultados do estudo são surpreendentes, principalmente para aqueles que consideram que os chimpanzés são inferiores aos humanos em todas as capacidades cognitivas.


Os cientistas asseguram que isto é apenas a ponta do iceberg.


"Trata-se só de uma parte da inteligência dos jovens chimpanzés, que é muito flexível", disse Matsuzawa.

Nenhum comentário: