Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

OPERAÇÃO "MOEDA VERDE" EM SC


PF detém 19 suspeitos de vender licença ambiental (3 de maio de 2007)

Fabrício Escandiuzzi
(Direto de Florianópolis)

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feita 17 pessoas em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul suspeitas de envolvimento em esquema de compra de licenças e autorizações ambientais para construção de empreendimentos em áreas de proteção no Estado. As obras teriam sido erguidas áreas de propriedade da União ou Marinha, como mangues e restingas e contaram com a aprovação dos órgãos ambientais locais. Três dos detidos obtiveram alvará de soltura no início da noite e foram liberados. Além disso, o suposto líder do esquema conseguiu licença médica para ser internado em uma clínica.
A operação Moeda Verde prendeu empresários e políticos catarinenses. Entre eles, Juarez Silveira, vereador de Florianópolis, Marcílio Ávila, presidente da Santur e integrante do primeiro escalão do governo estadual, Aurélio Remor, secretário municipal de obras da capital, além de funcionários de órgãos ambientais da cidade e do Estado.

Silveira, que está sendo apontado pela própria Polícia Federal como o líder do esquema, apresentou um laudo médico e foi autorizado a se internar em uma clínica. Ele já havia utilizado do mesmo procedimento no final do ano passado, quando foi detido suspeito de ter cometido crime de descaminho - trazer produtos estrangeiros (considerados legais no Brasil) sem pagar impostos de importação. O vereador foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no posto de Palhoça (SC), com garrafas de bebidas alcoólicas sem nota fiscal, que trazia de Rivera, no Uruguai.

As buscas e apreensões foram realizadas na Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos de Florianópolis (Susp), no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, na Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), na Fundação do Meio Ambiente do estado, (Fatma), em escritórios de empresas e residências.

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, a investigação começou há nove meses, depois de denúncias de que um empreendimento imobiliário estaria causando danos ao meio ambiente. "Investigamos e percebemos que as autorizações para esses empreendimentos estavam sendo negociadas com as autoridades responsáveis", disse a delegada Júlia Vergara, em entrevista coletiva na Superintendência da Polícia Federal. "O pagamento era feito em espécie, em automóveis ou em troca de favores".

Júlia afirmou que empreendimentos de porte estão sendo investigados e lembrou que alguns deles, como o Shopping Iguatemi, inaugurado há menos de duas semanas, e um loteamento do grupo proprietário do Resort Costão do Santinho já foram alvos de polêmicas. Ambientalistas afirmam que os empreendimentos foram erguidos sobre mangues ou restingas. "Infelizmente constatamos um quadro triste em Santa Catarina, pois a questão ambiental estava sendo usada como moeda de troca entre autoridades e construtoras."

Vários documentos e veículos foram apreendidos com empresários e políticos, na ação que envolveu 170 agentes. O delegado Raimundo Barbosa disse que foi apreendido também cerca de R$ 1 milhão em dinheiro.

Em nota oficial, a Polícia Federal afirmou que os mandados de busca foram expedidos para auxiliar nas investigações do esquema de "venda de leis e atos administrativos de conteúdo ambiental e urbanístico, em favor de grandes empreendimentos na Ilha de Santa Catarina" e que não implicam sobre culpa ou inocência dos envolvidos.

Entre os empresários detidos, constam representantes do shopping Iguatemi, do resort Costão do Santinho e do grupo gaúcho Habitasul, responsável pelo bairro Jurerê Internacional, que conta com um dos metros quadrados mais valorizados de Santa Catarina.

Veja a lista das pessoas detidas:

Aurélio de Castro Remor (secretário de Obras de Florianópolis)
Paulo Toniolo Júnior
Fernando Marcondes de Mattos (proprietário do Costão do Santinho)
Rubens Bazzo (Secretaria de Urbanismo Florianópolis)
Renato Juceli de Souza (Secretaria de Urbanismo Florianópolis)
Marcelo Vieira Nascimento (Floram)
Juarez Silveira (vereador)
Itanoir Cláudio (chefe de gabinete de Juarez Silveira)
André Luiz Dadam (servidor da Fatma)
Hélio Scheffel Chevarria (grupo Habitasul)
Fernando Tadeu Soledade Habckost (grupo Habitasul)
Péricles de Freitas Druk (grupo Habitasul)
Francisco Rzatki (Floram)
Amílcar Lebarbechon da Silveira (restaurante do Amílcar)
Paulo Cezar Maciel da Silva (construtor do Shopping Iguatemi)
Rodrigo Bleyer Bazzo (filho de Rubens Bazzo)
Gilson Junckes (hospital Vita)
Marcílio Guilherme Ávila (vereador eleito e atualmente presidente da Santur)
Margarida Emília Milani de Quadros
Percy Haensch (Colégio Energia)
Aurélio Paladini
Sérgio Lima de Almeida

FONTE : Redação Terra (http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1590039-EI5030,00.html)

Nenhum comentário: