Powered By Blogger

domingo, 2 de novembro de 2008

ÁREAS PRESERVADAS DE SC


O território de todo o Estado de SC possui apenas 37% da sua área destinados à presevação ambiental, sendo cada vez mais escassas as áreas preservadas da Mata Atlântica. A Polícia Ambiental noticiou que cerca de 360.000 animais são mantidos irregularmente em cativeiro, uma vez que não existem áreas adequadas e suficientes para reintegrá-los à natureza. No bairro Rio Vermelho, situado na zona norte de Florianópolis, funciona o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, mantido pela Polícia Ambiental. Pois o CETAS já está lotado, tendo abrigados atualmente (maio de 2008) 200 animais.
Os técnicos explicam que são três os tipos principais de vegetação no Estado, sendo o principal a a vegetação umbrófila mista (zona da araucária), característica da região do Planalto, que praticamente já desapareceu. Animais ali existentes, como o papagaio-do-peito-roxo (entre as aves) e o puma (entre os mamíferos) estão condenados à extinção.
A FATMA - Fundação do Meio Ambiente do estado de Santa Catarina criou a primeira área de preservação em 1975, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que abrange nove municípios da Grande Florianópolis. Depois disso, mais nove áreas de conservação foram criadas. A FATMA luta contra o perigo apresentado pelos caçadores, pois sete dessas áreas estão sem proteção. Apenas o Parque da Serra do Tabuleiro e a Reserva Particular de Proteção Natural de Caraguatá, em Antônio Carlos, são consideradas ideias para a libertação dos animais silvestres recuperados.

Nenhum comentário: