Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lagartos e cobras bem de pertinho


FOTO : Cleonério (E) e Reinaldo exibem uma Piton da Birmânia que pesa 50 quilos
*************************************************************
Exposição em shopping do Sul mostra a importância dos animais

Dar de cara com uma cobra ou uma aranha gigante deixaria qualquer um assustado e disposto a correr para longe em busca de segurança. Em Tubarão, no Sul do Estado, uma exposição itinerante de répteis é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem bem esse tipo de animal com certa tranquilidade.

Os répteis e aranhas ficam expostos em caixas de vidro. Assim, os visitantes podem observar cada movimento de perto sem o risco de levar um susto ou uma picada. A atração mais procurada é uma cobra Piton da Birmânia, que pode ser retirada da caixa e tocada pelos mais corajosos. O réptil, de nove anos de vida, tem 3,5 metros de comprimento e pesa 50 quilos.

– Essa cobra é inofensiva – garante o monitor da exposição, Cleonério Custódio dos Santos.

A outra Piton da exposição é extremamente perigosa e não sai da caixa de vidro. Ela mede quase seis metros de comprimento, pesa 74 quilos e pode matar uma pessoa.

– Não é venenosa, mas se enrola na pessoa e pode quebrar os ossos rapidamente – explica Reinaldo Silva, outro idealizador do Caminho das Cobras, que mantém um convênio com a Fundação Cobra Viva.

O passeio pela exposição também tem o propósito de educação ambiental. Cleonério e Reinaldo explicam aos visitantes questões como tráfico de animais, benefícios que as cobras oferecem à ciência e também os procedimentos a serem adotados em casos de picada de algum réptil.

Veneno é usado para fabricar medicamentos

– Muitas pessoas têm medo de cobras, mas nem imaginam o valor científico que elas possuem. O veneno delas é utilizado na produção de vários medicamentos, inclusive os aplicados no tratamento de pessoas com câncer – destaca Cleonério.

Apesar da segurança demonstrada pelos monitores em segurar as cobras, são raras as pessoas que fazem o mesmo. Algumas até se afastam quando os répteis são retirados das caixas e preferem tirar fotografias a uma certa distância.

MARCELO BECKER | Tubarão
Serviço
O que: exposição Caminho das Cobras
Onde: Farol Shopping, em Tubarão
Quando: já está aberta e vai até o dia 20 de setembro de 2009
Quanto: o ingresso custa R$ 5 para adultos. Crianças menores de cinco anos, acompanhadas dos pais, não pagam
***************************************
FONTE : DC, edição de 20/agosto/2009.

Nenhum comentário: