Powered By Blogger

sábado, 8 de agosto de 2009

Mortandade de peixes em praia do Sul - 8/agosto/2009



O mau cheiro chama a atenção de quem passa pela beira-mar do Balneário Rincão, em Içara, no sul de Santa Catarina. São milhares de sardinhas mortas em um espaço de 10 quilômetros. A presença dos peixes mortos intriga pescadores e moradores.

Uns acham que as sardinhas foram mortas pelas águas contaminadas por agrotóxico, que banham as canchas de arroz e escorrem pela barra do Rio Araranguá. De acordo com pescadores, a mortandade acontece todos os anos nesse período, mas nenhuma outra espécie é encontrada na faixa de areia.

Outros acham que os peixes são vítimas do descarte dos barcos de pesca de arrasto, que atuam na costa em busca de peixes de maior valor e tamanho, como a corvina e a anchova.

Os que apostam no agrotóxico dizem que os peixes pequenos (de cinco a 10 centímetros de tamanha, em média) não poderiam ser capturados pelos barcos de pesca de arrasto, porque a malha usada nas redes é específica para peixes de maior tamanho. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para investigar a mortandade.
*****************************
FONTE : DC

Nenhum comentário: